O conceito do mindful eating surgiu por meio da prática do mindfulness, que consiste em estar presente e atento em tudo a sua volta para compreender a vida em sua totalidade.
O mindful eating propõe uma relação mais saudável com a comida, desde seu preparo até a ingestão, fazendo com que a pessoa compreenda a origem do que está sendo consumido e sua importância para o organismo.
A sociedade atual está demasiadamente acostumada a usar a comida para aliviar o estresse e a ansiedade vividos no trabalho, escola ou até mesmo dentro de casa.
Isso desencadeia uma alimentação em sua maioria vazia, realizada de forma rápida e sem nenhuma atenção. A prática de comer sentindo o corpo e como ele responde a comida é muitas vezes ignorada, dificultando todo o processo digestivo e de saciedade.
Sabores, texturas, cores devem ser apreciados lentamente, para que tudo seja sentido durante a refeição. Se alimentar é muito importante, por isso essa atividade deve ser vista com valor.
Para as mulheres grávidas não é diferente. Por muitos anos, acreditamos que a gestante deveria comer por dois, mas isso não está certo e inclusive traz muito sofrimento na hora de perder os quilos a mais após o parto.
O mindful eating tem importante impacto no corpo e na mente de uma grávida, principalmente porque a mulher tem preocupação em fornecer verdadeiros nutrientes para o bebê, garantindo uma gestação segura e saudável.
Comer é essencial para nutrir tanto a mãe quanto a criança, por isso, o mindful eating é fundamental para que exista uma alimentação guiada pela fome e saciedade, compreendendo o relacionamento com a comida.