Olá mamãe!
Você conhece os sinais da intoxicação alimentar? Cuidado porque muitas vezes podem ser confundidos com sintomas de uma virose: Diarreia, vômito, barriga inchada, indisposição, dor abdominal e flatulência, às vezes pode também haver febre.
Quando uma criança está com intoxicação alimentar, não há muito o que fazer além de ingerir bastante líquido e repousar. Tudo isso porque o maior risco é que o pequeno fique desidratado devido à perda de líquidos. Alguns sinais como diminuição do volume da urina, pele sem elasticidade e olhos fundos podem indicar a desidratação. Nesses casos pode ser necessário dar soro para hidratar a criança e procurar uma unidade de saúde.
O alimento estragado pode ser associado a substâncias produzidas pelas bactérias e fungos. Quando são reconhecidas pelo corpo, a primeira tarefa é tentar coloca-las para fora, por isso o vômito e a diarreia acontecem.
Para prevenir o problema, o principal cuidado é olhar sempre a data de validade e manter os alimentos sempre sob refrigeração. Caso esteja na dúvida se um alimento ainda está bom ou não, não o consuma. Alteração de cor, odor e textura pode ser um sinal que algo não vai bem.
Se for comer fora de casa, observe as condições de higiene do local, principalmente das pessoas que trabalham na cozinha.
Aconselho sempre experimentar os alimentos antes de oferecer aos nossos pequenos!! Não esqueça de pedir para que seu filho lave as mãos antes de comer, após brincar e ir ao banheiro. Com esses cuidados, sua família estará segura em relação à intoxicação alimentar.