O leite materno possui todos os nutrientes necessários para o perfeito crescimento e desenvolvimento do bebê, por isso, deve ser oferecido como único alimento até os 6 meses de vida. Antes de completar seis meses, o bebê pode não possuir maturidade motora, neurológica e gastrointestinal para ingerir outros alimentos.
Não existem benefícios na introdução de alimentar antecipadamente (antes dos 6 meses) e estudos comprovam que o início precoce pode ser prejudicial aumentando inclusive riscos de alergia alimentar.
Depois que seu pequeno completa os seis meses, é preciso introduzir outros alimentos em sua alimentação, porém o leite materno permanece sendo uma fonte importante de nutrientes, por isso seus benefícios são indicados até no mínimo os dois anos da criança.
A introdução dos alimentos deve ser feita de forma tranquila e sem pressão. Recebo muitas queixas de mamães angustiadas pois a expectativa era de ver seu bebê um verdadeiro comilão.
Calma mamães, pois a introdução de novos alimentos é uma experiência muito nova para um bebê que até então só se alimentava de um líquido doce (o leite). Agora o fato de ter outras texturas, sabores e até a colher é uma experiência tão diferente que muitas vezes seu pequeno vai estar mais interessado em brincar com a colher ou alimento do que comer.
Paciência e carinho são fundamentais neste momento. Continue oferecendo os alimentos sem se angustiar. A composição do cardápio precisa ser variada e equilibrada. Lembrando que a introdução alimentar não deve ser feita com suco de frutas e sim com a frutinha. Jamais ofereça bebidas açucaradas, refrigerantes, chocolates, macarrão instantâneo, salgadinhos, doces, sorvetes e biscoitos recheados.
A introdução alimentar deve ser o começo de um mundo gostoso, nutritivo e prazeroso! Compartilhe para que seus amigos fiquem sabendo!